terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pão de Linhaça

Receita de Pão de Linhaça

Ingredientes
·         7 colheres (sopa) de aarinha de arroz
·         6 colheres (sopa) de amido de milho
·         2 colheres (sopa) de fermento químico em Pó (fermento de bolo)
·         2 colheres (sopa) de leite em Pó
·         3 colheres (sopa) de linhaça dourada moída
·         1 colher (chá) rasa de sal
·         1 ovo
·         1 pote de 200 ml de yogurte desnatado
·         Água suficiente para dar liga

Modo de preparo                          
Prep: 15 min | Cozimento: 25 min | Tempo adicional: 5 min, esfriando
1. Misture os ingredientes secos e acrescente o ovo, o yogurte e a água. Misture bem, como se fosse massa de bolo. A massa fica liguenta (lembrando as massas com trigo).
2. Despeje em assadeira e leve ao forno já quente. Asse por mais ou menos 25 minutos ou até que esteja dourado.
3. Este pão não leva óleo mas se mantém macio por até 5 dias, fora da geladeira.
4. Divino!

Linhaça

Vocês já ouviram falar sobre a linhaça?
Sabiam que existe dois tipos de linhaça? A Dourada e a Marrom?


A linhaça é uma semente que vem sendo considerada um alimento funcional agindo na estimulação das funções estruturais das células, muito semelhante a uma ação farmacológica. Esta semente vem sendo estudada por seus efeitos protetores a saúde. É utilizada para a produção de óleo e farelo, rica em proteína, fibras e gordura (sendo uma gordura boa para a saúde).

A linhaça é uma fonte vegetal rica em  ácido ômega-3 (57% w3, 16% w6, 18% w9 ) as gorduras boas, que estas reduzem o colesterol e regulam o HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim), sendo assim  capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças, principalmente as doenças cardiovasculares sendo consumida em óleo.

A farinha de linhaça para quem tem constipação ou comumente conhecido como prisão de ventre é importante a ingestão de água junto com a farinha pois é um alimento constipante regularizando o intestino, ajuda na saciedade  e na prevenção do câncer do intestino, por ser rico em fibras.

Estudos indicam que a semente de linhaça tem componentes que  podem alterar a estrutura da glândula mamária. Isto é importante por ter implicações sobre o desenvolvimento e diferenciação na estrutura da glândula mamária que são hormônios dependentes, ou seja, pode inibir as células de câncer mamária.

Qual a diferença entre a linhaça dourada e a linhaça marrom?

Existem dois tipos de linhaça a marrom e a dourada, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, e as douradas são plantadas em regiões frias como o norte dos Estados Unidos e o Canadá. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica, portanto, a concentração de lignanas na semente dourada é superior a encontrada na semente marrom. Estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e na quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. O importante é consumi-las!


Regina Reis

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Frozen yogurt de limão


Frozen yogurt de limão: para pessoas que sofreram cirurgia bariátrica ou obesos.
Ingredientes

- 3/4 xícara (chá) de água

- 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
- 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1 xícara de chá de
açúcar)
- 2 claras
- 2 copos de iogurte (400 g)
- 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Hidrate 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1/4 xícara (chá) de água e leve em banho-maria até que a gelatina dissolva. Reserve. Numa panela, coloque 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1 xícara de chá de açúcar) e 2/4 xícara (chá) de água.

Leve ao fogo e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio. Ao colocar um pouco da calda, entre o polegar e o indicador se forma um fio fino e firme ao separar os dedos. 

Na batedeira, bata 2 claras em neve e junte a calda quente, mexendo sem parar. Acrescente a gelatina reservada e continue batendo de 8 a 10 min até formar um suspiro firme. Misture
delicadamente 2 copos de iogurte (400 g) e 1 colher (sopa) de suco de limão.

Cirurgia Bariátrica com Nutrição

Sempre fazer acompanhamento com o médico, nutricionista e psicólogo!


A obesidade é considerada uma epidemia e afeta mais de 400 milhões de pessoas no mundo. É caracterizada por estado inflamatório crônico que diminui tanto a capacidade imunológica quanto metabólica, além de cursar com hipercoagulabilidade e resistência à insulina.


A cirurgia bariátrica pode ser com ou sem restrição. As necessidades nutricionais variam dependendo do grau de restrição e de malabsorção causada pela cirurgia e também da área do intestino do paciente.

A maioria dos pacientes que sofrem essa cirurgia tem um grande risco de desenvolver deficiência de ferro, vitamina B12, folato (que este não é muito comum, mas pode ocorrer quando há baixa ingestão associada) e cálcio. Isso porque é no estomago que temos grande parte de conversão do ferro para melhor digestão e é no intestino (duodeno) onde absorvemos. A absorção das vitaminas e dos minerais ficam muito prejudicadas.

Modificações na dieta de quem faz a cirurgia:

Uma dieta sempre líquida no inicio, vale lembrar que de 1,5L da capacidade normal do estomago é reduzido para 20 a 30ml (conteúdo de um copinho de café) assim a pessoa se vê obrigada a comer pouco e mastigar bem os alimentos. Sempre atentar a síndrome de Dumping. Duas semanas após a cirurgia pode-se iniciar alimentos pastosos, e após um mês uma dieta leve. Náuseas e vômitos são geralmente causadas por superalimentação ou pela deglutição de fragmentos maiores de alimento. A desidratação é muito comum após o procedimento cirúrgico e é atribuída principalmente à baixa ingestão de líquidos. Vômito e diarreia podem  exacerbar a desidratação. Como os pacientes não podem ingerir grande quantidade de líquidos, deve-se estimular a ingestão de pequenas quantidades com maior freqüência.

Síndrome de Dumping

Com o estomago reduzido de tamanho não se deve comer a mesma quantidade do que comiam antes, pois o estomago não irá suportar, esvaziará rápido demais, chegará ao intestino de forma muito rápida. Então o organismo tem uma resposta fisiológica aos açúcares simples (carboidratos) quando ocorre uma alimentação em excesso que se caracteriza por tremor, sudorese (suor), sensação de mal estar, taquicardia e, muitas vezes, intensa diarreia. Isso decorre do poder osmótico dos açúcares simples além da liberação de insulina podendo causar hipoglicemia certa hora após a alimentação.

O grande problema é que se opera o estômago, não a cabeça


Muitas pessoas voltam a engordar após a cirurgia, mas o por quê?
Bom, todo tratamento principalmente o cirúrgico, necessita de uma mudança ao estilo de vida e de hábitos alimentares. Muitas pessoas começam a abusar de produtos muito calóricos e descobrem que alimentos líquidos, pastosos como sorvete, leite condensado, pudim, amendoim,  bebidas doces ou alcoólicas, passam pelo estomago reduzindo o desconforto, porém pode causar grandes complicações; e da mais resultante disso é o aumento do volume do estomago de 20ml pra 200ml e a costura interna da cirurgia romper, causando danos e risco a saúde.


Quem corre mais risco de engordar após a cirurgia:
  1. pessoas com hábitos de beliscar
  2. compulsivos por doces
  3. costume de ingerir álcool e refrigerante
Manter o peso após a cirurgia de forma saudável, como fazer?

É muito simples, e necessita de força de vontade.
Mudança na dieta é o principal fator, uma dieta rica em fibras, vitaminas e minerais  e praticar atividade física (mesmo que seja uma caminhada leve por 30 minutos para começar).
Fracionar bem as refeições (2 em 2 horas - 8 refeições diárias) em qualidade e observar também a quantidade (Consulte um Nutricionista para sua melhor recuperação).

Regina Reis


domingo, 29 de janeiro de 2012

Vitamina Antioxidante

Ingredientes


1/2 maçã média (40g) 
1/2 cenoura média (45g)
2 xícaras de chá de leite (480ml)
2 colheres de sopa de germe de trigo (22g)
1 xícara de chá de suco de laranja (240ml) 
3 colheres de sopa de mel (75g)



Modo de Preparo

Lave a maçã muito bem, tire o miolo e as sementes. Pique-as e reserve.

Raspe a casca da cenoura, lave-a e pique.
Coloque no copo do liquidificador a maçã, a cenoura, o leite, o germe de trigo, o suco de laranja e o mel.
Bata por 3 minutos ou até obter uma mistura homogêna.

Sirva gelado.

Regina Reis

Nutrição para os fumantes e ex-fumantes


É importante que fumantes e ex-fumantes procurem um profissional da saúde (médico e/ou nutricionista) pois há estudos de que a nicotina pode afetar o nosso organismo.

A maioria dos fumantes tem uma preocupação relacionada ao ganho de peso. Se parar de fumar vou engordar? Essa pergunta que fazem com frequência faz com que desistam de ser um ex-fumante. Os benefícios de parar de fumar são bem maiores do que simplesmente ganhar peso.

O cigarro tem em sua composição nicotina, que aumenta a termogênese (gasto de energia). Assim, o fato de parar de fumar pode resultar em pequeno aumento de peso pela diminuição do gasto energético. Outra possível causa seria que a nicotina potencializa a ação da leptina (hormônio secretado pelas células gordurosas, responsável pelo equilíbrio energético e pela sensação de saciedade), onde ocorre o aumento da saciedade para os fumantes. 

O ideal seria de fato fazer alguma atividade física para aumentar esse gasto energético, que este também ajuda nos sintomas de estresse e ansiedade. Estudos sugerem também que o ganho de peso se dá na maioria das vezes na região subcutânea, ou seja, uma região menos prejudicial à saúde do que a região abdominal.

Portanto, fumantes ou ex-fumantes devem comer frutas e vegetais diariamente, em especial: "Os antioxidantes"
  • beta-caroteno: que atuam como um antídoto contra o câncer pulmonar (cenoura, brócolis e outros vegetais folhosos verdes)
  • licopeno (um componente do tomate e de seus derivados)
  • vitamina E : nozes, amêndoas, avelã, também antioxidantes
  • vitamina C, que é um poderoso antioxidate que previne o envelhecimento precoce : frutas cítricas, tomate, pimentão e verduras.
  • O brócolis contém sulforafano, um antioxidante que ajuda a recuperar o pulmão.
  • Já a batata é rica em carboidrato e diminui a ansiedade provocada pela falta do cigarro, assim como a banana, que é rica em magnésio.
  • Aumentar o consumo de cálcio (leite, iogurte ou queijo minas, queijo tipo cottage e os vegetais folhosos verde escuro), pois as mulheres fumantes podem ter os níveis de cálcio reduzidos, bem como atingem a menopausa precocemente. Desta forma, mulheres fumantes são mais propensas ao desenvolvimento da osteoporose.
  • Modere o consumo de gorduras saturadas e colesterol.


Perguntas frequentes:


É possível parar de fumar e controlar o peso?

- Sim, seguindo uma alimentação balanceada.
  • Faça várias refeições ao dia, em quantidades menores dentre as grandes refeições (café da manhã, almoço e janta). Não fique muitas horas sem comer, comer de 3 em 3 horas pois acelera o metabolismo.
  • Beba de 2 a 3 litros de água todos os dias, experimente sempre que tiver vontade de fumar, beber um copão de água. Sucos cítricos que contém vitamina C, como acerola, limão, laranja, abacaxi, para ajudar a desintoxicação do organismo. 
  • Evite café e bebidas alcoólicas, pois podem ser um convite ao cigarro.
  • Para controlar a ansiedade, quando pintar a vontade de fumar, procure relaxar, converse com seus amigos, assista um bom filme, escute música, caminhe, enfim procure se manter ocupado.


Principais ações da nicotina na gestação:
  • Má nutrição da mãe: gestantes que fumam necessitam de uma ingestão três vezes maior de ácido fólico e duas vezes maior de vitamina C (acerola, laranja, abacaxi...)
  • Má nutrição do feto: há redução do fluxo sangüíneo na placenta e prejuízo no transporte de nutrientes
  • Assim como o monóxido de carbono, a nicotina atravessa a placenta e há redução, em torno de 10%, no transporte de oxigênio para o feto
  • Aumento do risco do nascimento prematuro
  • Aumento do risco de recém-nascidos com baixo peso
  • Indução ao aborto espontâneo
Principais ações da nicotina na amamentação:

  • Desmame precoce
  • Redução da produção de leite
  • Menor ganho de peso em crianças com amamentação exclusiva
  • A concentração da nicotina no leite é 2,9 vezes maior que no sangue, provocando taquicardia no bebê. Há recomendação às mães fumantes de amamentar 2 horas após fumar o último cigarro, pois a nicotina permanece no leite por 1 hora e 30 minutos
O que pode levar o ex-fumante a engordar?
  • Há uma melhora do paladar e do olfato
  • Os ex-fumantes sentem falta da sensação de ter algo para fazer com a boca e com as mãos. Comer ou beliscar é semelhante a ação repetitiva de fumar
  • Utilizar o alimento do mesmo modo que utilizava-se os cigarro ao lidar com o estresse escapar do tédio, da tensão, passar o tempo ou como ajuda na integração social
Regina Reis

Alimentos Funcionais


Alimentos Funcionais também conhecidos como Nutracêuticos, utilizados como uso médico, um uso saudável, entre outras.

Um alimento pode ser considerado funcional se demostrar beneficamente uma ou mais funções alvo no corpo, além de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença.

Os alimentos funcionais correspondem a 5 a 7% do mercado mundial de alimentos. Nosso país é rico em produtos naturais e alimentos ainda inexplorados.

O consumo de alimentos funcionais vem aumentando bastante como resultado de preocupação individual com a saúde.

As doenças crônicas que mais preocupam os países desenvolvidos são todas associadas com a dieta: câncer, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares.

Abaixo segue uma tabela com alguns exemplos de fontes alimentares de alimentos funcionais suas ações no organismo e os compostos que cada um contém.


COMPOSTOS

AÇÕES NO ORGARNISMO

FONTES ALIMENTARES

Betacaroteno

Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares

Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve

Licopeno

Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata

Tomate

Fibras

Redução do risco de câncer do intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo

Frutas, Legumes e verduras em geral e cereais integrais

Flavonóides

Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares

Suco natural de uva, vinho tinto

Isoflavonas

Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares

Soja

Ácidos graxo (ômega 3)

Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares

Peixe, óleos de peixe, linhaça, chia

Pró-bióticos
Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos

Iogurtes, leites fermentados

Regina Reis

Mousse de Morango Diet


Mousse de Morango Diet (Para diabéticos)
5 minutos de preparo, fácil e rende até 2 porções


Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado diet.
  • 1 lata de creme de leite.
  • A mesma medida de leite desnatado
  • 1 pacote de suco de morango (sem adição de açúcar).
Modo de Preparo
  • Bata tudo no liquidificador por 5 minutos.
  • Coloque em um recipiente para gelar. 
  • Se preferir decorar com morangos.
  • Bom apetite!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fibras Alimentares

Fibras Alimentares

As Fibras Alimentares são componentes importantes da dieta humana. Podem ser classificadas, quanto à sua solubilidade, em fibra solúvel e fibra insolúvel.



Fibras Solúveis


São encontradas nas frutas, verduras e leguminosas (como o feijão, lentilha...) e propiciam o retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sangüíneo e proteção contra o câncer de intestino.


A principal Fibra Solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas (feijão, lentilha). Esse tipo de fibra é classificada como Solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel.



Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.


Contribui, ainda, para uma diminuição na glicose sangüínea devido à uma redução na absorção dessa substância.

Fibras Insolúveis


São encontradas nas verduras, farelo de trigo, cereais e grãos integrais e propiciam o aumento do bolo fecal, estímulo ao bom funcionamento intestinal e prevenção de constipação intestinal. Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com a casca como a maçã, pêra e ameixa.

As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer coloretal. Como a principal função desse tipo de fibra é velocidade do trânsito fecal, ela atua acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino. Com isso, também diminui a exposição do cólon a agentes que provocam câncer, fazendo com que dietas ricas em fibras insolúveis atuem prevenindo o aparecimento de câncer nesse local.

Vale lembrar que para as fibras cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido. Recomenda-se pelo menos 1,5 litros de água diariamente. Atenção para os pós 50 anos: a tendência natural é diminuir o consumo de água, o que não deve ocorrer.

Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras, solúvel e insolúvel. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e pão integral, nas refeições, para alcançar esta quantidade recomendada.



Regina Reis

Suco de Abóbora com Maracujá

Verão chegando nada melhor do que um suco nutritivo para nos refrescar.

SUCO DE ABÓBORA COM MARACUJÁ



A abóbora é rica em ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, riboflavina e vitaminas A, C, E, e contém poucas calorias, pois 95% da sua composição é água. O seu consumo contribui para a prevenção de doenças crónicas e problemas de visão. Além disso  é indicado como bom meio diurético e contribui para mantêm a pele jovem.
Ingredientes:
100g de abóbora cozida
3 maracujás
1 litro de água
½ xícara de açúcar
Gelo

Modo de Preparo:
Cozinhar a abóbora, bater no liquidificador com o suco de maracujá e água gelada. Passar na peneira. Servir com gelo.

Regina Reis

Óleo de Cártamo


Óleo de Cártamo

O óleo de Cártamo é extraído de uma planta de mesmo nome (foto acima) , mas também conhecida como açafrão-bastardo, açafrão-agreste, açafrão-bravo e açafroa, cujo nome científico é Carthamus tinctorius. É rico em polifenóis e ácidos graxos essenciais, linoléico (ômega-6) (70%) e oléico (ômega-9) (30%), tem se mostrado muito controverso na prevenção da obesidade e perda de gordura corpórea. É um anti-oxidante natural  e assim ajudando a  regularizar os triglicerídeos (LDL, HDL e COLESTEROL).

A cápsula com óleo de cártamo tem o poder de acelerar o processo de emagrecimento e tonificação dos músculos, estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam queimando a gordura acumulada  do organismo usando como combustível, energia, mas deve ser acompanhada por uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas.

O uso dessa cápsula é contra indiciada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, crianças e pessoas diabéticas. 

Importante informar que é melhor consultar um médico ou um nutricionista antes do uso de qualquer medicamento.

Regina Reis


Óleo de Coco


Óleo de Coco


Um produto natural, extraído do coco que está tomando seu lugar no mercado, capaz de auxiliar na queima de gorduras, principalmente abdominal, ajudando na redução da circunferência abdominal.
Mas ele não é somente um óleo para reduzir a gordura do abdome, bastante utilizado para regularizar os triglicerídeos (LDL e HDL) e o colesterol por ser rico em ácidos graxos essenciais como linoléico (ômega - 6) e oléico (ômega - 9).

Deve consumir de três a quatro colheres de sopa por dia de óleo de coco. Uma boa ideia é misturá-lo com sucos e vitaminas, mas ele também pode ser derramado sobre a salada durante as refeições ou mesmo tomado de colherada, já que tem um sabor agradável. Existe também a cápsula, porém é bom prestar atenção se a cápsula contém somente o óleo de coco ou se está misturado com outros elementos.


Óleo de coco   X   Óleo de coco virgem

O óleo de coco é dividido em duas categorias: refinado e virgem. A refinada é obtida através do coco seco (sem umidade), que não mantém suas propriedades benéficas. O óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos (de casca marrom) e úmidos. Este passando então por uma etapa de prensagem e filtração, preservando seus fitoquímicos naturais.


Regina Reis

Nutrição e Saúde!


Nutrição e Saúde!

Nossa base alimentar se encontra na pirâmide alimentar!
Já ouviram falar? Segue a figura abaixo.






Sem uma correta nutrição, o corpo e a mente não trabalham bem para um completo bem-estar do ser humano.

A Pirâmide Alimentar é um guia para uma reeducação alimentar adequada, equilibrada e uma alimentação saudável. Mostra de uma forma clara e objetiva como alcançar as necessidades nutricionais utilizando seus alimentos habituais, tornando-se prática e flexível. 

Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Assim, a medida em que for subindo os níveis da pirâmide, a frequência ou quantidades dos alimentos devem ser restringidos nas refeições.

Que tal testar?
Pegue uma figura de uma pirâmide alimentar e se guie através dela para uma melhor alimentação! Boa Sorte!
Regina Reis