segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que é a Gota? Ou Artrite Gotosa?


O que é a Gota? Ou Artrite Gotosa?


gota é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, causada por hiperuricemia (ou seja, aumento do ácido úrico no sangue / acima de 7,0 mg/dL). Essa substância se acumula nas juntas sob forma de cristais, desencadeando uma reação inflamatória de intensa dor.


O que é o ácido úrico e por que ele pode causar gota? 


O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de proteína presente nos alimento que ingerimos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido pelo nosso organismo.



Os humanos apresentam níveis de ácido úrico muito mais altos do que a maioria dos outros mamíferos. Os nossos níveis de ácido úrico sanguíneo só não atingem níveis tóxicos porque a maioria de nós consegue eliminar o excesso através dos rins. Nas mulheres em idade reprodutiva, os níveis costumam ser um pouco mais baixos devido a influência do estrogênio, que potencializa a eliminação do ácido úrico pelos rins.


Sintomas 


É caracterizada por uma inflamação articular evidenciado com calor, rubor, edema (inchaço) e extrema dor. Mais frequentemente acomete uma única articulação ("junta"), principalmente primeira hálux ("dedão"), dorso do pé e tornozelo, mas com a evolução da doença qualquer articulação pode ser acometida. A chamada "crise" de gota geralmente tem duração de 5 a 7 dias com resolução espontânea, entrando num período intercrítico (assintomático), até a próxima crise (período 3 meses a 2 anos). Nos pacientes sem tratamento esse período intercrítico tende a se tornar progressivamente menor e as crises mais duradouras; nesses casos pode haver acometimento de mais de uma articulação.

Os principais fatores de risco para gota são:
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Trauma nas articulações
  • Longos períodos de jejum
  • Consumo de álcool
  • Grande ingestão de alimentos ricos em purina
  • Uso de medicamentos que aumentam o ácido úrico, como diuréticos.
Tratamento por dieta

- Deve-se diminuir a ingestão de alimentos ricos em proteínas (purinas), tais como carnes vermelhas, frutos do mar, miúdos, embutidos, bebidas alcoólicas, alimentos e bebidas que contêm o xarope de milho rico em frutose (encontrado em alguns refrigerantes diet ou não)

- É recomendada a ingestão de produtos com baixa calorias, alimentos feitos com carboidratos complexos (cereais integrais, arroz integral, aveia, feijão).  Vitamina C (500 mg por dia) tem um ligeiro efeito redutor do ácido úrico e pode ser recomendada. Uma quantidade moderada de vinho (1-2 onças 5 porções por dia) não é susceptível de aumentar o risco de um ataque de gota.
- Os estudos científicos mostram que a ingestão de álcool, principalmente cerveja, está altamente relacionado à gota e aumenta o risco de desenvolver a doença. Todas as bebidas alcoólicas estão relacionadas, exceto baixas doses de vinho.


Orientar a redução do peso e Atividade Física com base de recomendação médica.


Att
Regina Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário