terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semente de Chia


Já ouviram falara na Chia? A nova sensação do momento!

É um alimento de origem da Colômbia e do México. Estudos comprovam que a semente é muito benéfica ao nosso organismo, devido a grande concentração de nutrientes.

A primeira caracteristica nutricional da chia é que ela é rica em antioxidantes naturais, ou seja, retarda o envelhecimento das células. Cem gramas da chia, que equivale em média a 8 colheres de sopa, tem a mesma proporção de antioxidantes de 2,5 quilos de tomate, e o seu valor para poder defender as nossas células é proporcional a maçã, ao alho e a castanha do Pará, 100g de chia equivalem a 200g de nozes em magnésio, 0,5 litros de leite em cálcio e 1 kg de espinafre em ferro, favorecendo a saúde óssea e previnindo da osteosporose. A chia também possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio.

A chia tem em média cerca de 35% de fibras insolúveis, que ajudam a aumentar o volume das fezes quanto a sua frenquência também, aliviando prissão de ventre, aumentando a flora bacteriana no intestino, diminuindo também a absorção da glicose, consequentemente, trazendo uma perda de peso.

Ela também tem fibras solúveis, ou seja em contato com a água, cria uma massa gelatinosa e está por sua vez traz saciedade diminuindo a quantidade de alimentos nas refeições e favorecendo a perda de peso.

Outro nutriente identificado na composição da chia é o ômega 3. Recomenda-se consumir 2 colheres de sopa por dia para que a pessoa reduza os níveis de triglicérides, já proporciona excelentes benefícios a saúde.

A semente e o óleo de chia podem ser encontrados em casas de produtos naturais. O grão pode ser consumido com frutas, sucos, vitaminas, ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.

Modo de consumo: 1 colher de sopa em um copo de água ou suco 30 minutos antes das refeições (almoço e janta/lanche), esperar uns minutinhos para sair a massa gelatinosa, e beber o copo com a semente junto. Não tem gosto de nada e traz muita saciedade.

Regina Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário