terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Linhaça

Vocês já ouviram falar sobre a linhaça?
Sabiam que existe dois tipos de linhaça? A Dourada e a Marrom?


A linhaça é uma semente que vem sendo considerada um alimento funcional agindo na estimulação das funções estruturais das células, muito semelhante a uma ação farmacológica. Esta semente vem sendo estudada por seus efeitos protetores a saúde. É utilizada para a produção de óleo e farelo, rica em proteína, fibras e gordura (sendo uma gordura boa para a saúde).

A linhaça é uma fonte vegetal rica em  ácido ômega-3 (57% w3, 16% w6, 18% w9 ) as gorduras boas, que estas reduzem o colesterol e regulam o HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim), sendo assim  capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças, principalmente as doenças cardiovasculares sendo consumida em óleo.

A farinha de linhaça para quem tem constipação ou comumente conhecido como prisão de ventre é importante a ingestão de água junto com a farinha pois é um alimento constipante regularizando o intestino, ajuda na saciedade  e na prevenção do câncer do intestino, por ser rico em fibras.

Estudos indicam que a semente de linhaça tem componentes que  podem alterar a estrutura da glândula mamária. Isto é importante por ter implicações sobre o desenvolvimento e diferenciação na estrutura da glândula mamária que são hormônios dependentes, ou seja, pode inibir as células de câncer mamária.

Qual a diferença entre a linhaça dourada e a linhaça marrom?

Existem dois tipos de linhaça a marrom e a dourada, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, e as douradas são plantadas em regiões frias como o norte dos Estados Unidos e o Canadá. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica, portanto, a concentração de lignanas na semente dourada é superior a encontrada na semente marrom. Estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e na quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. O importante é consumi-las!


Regina Reis

Um comentário: